A DGS (Direção Geral da Saúde) em Março de 2020 emitiu uma orientação para estabelecimentos com atendimento ao público e público em geral com algumas regras sobre limpeza e desinfecção de superfícies e afirma, como é óbvio, que limpeza e desinfeção das superfícies de forma frequente reduz consideravelmente o risco de disseminação do vírus.
O vírus permanece em superfícies por período temporal de algumas horas até 6 dias. As superfícies mais perigosas para o contágio são aquelas manipuladas regularmente como maçanetas, interruptores, telefones, mesas e bancadas. De forma geral, todas estas superfícies fazem parte de uma limpeza.
Regras essenciais da orientação para limpeza de superfícies:
1) A limpeza deve ser sempre húmida.
2) Ser feita de cima para baixo, assim da parte mais limpa para a mais suja.
3) Panos devem ser lavados a mão com detergente logo após o uso. Não se deve migrar de uma divisão para outra sem lavar o material usado, ou seja, panos e esfregona. Os panos são como as mãos devem ser lavados sempre que muda de divisão na limpeza.
4) Usar desinfectantes e usa-los regularmente para desinfectar as mãos e os objetos usados na limpeza. Os desinfetantes mais utilizados são hipoclorito de sódio (lixívia) com pelo menos 5% de cloro livre na forma original e o álcool a 70%.
5) Usar uma bata por cima da roupa comum, que deve ser trocada diariamente, bem como, o uso de máscaras e luvas.
Se desejar consultar a orientação segue o documento em pdf:
#Limpezas #Limpezasdomesticas #LimpezasLisboa #Weclean #Limpezasdecasas #Lar #Home #Limpezasdecasas #LimpezasCascais #LimpezasOeiras #LimpezasSetubal #Limpezasmargemsul #LimpezasAlmada #Limpezadomestica #Cleaningmaid #Maid #MaidLisbon #LisbonMaids #Lisboncleaning #Cleaning
Kommentare