top of page
Buscar
  • Foto do escritorWeclean Limpezas

Empregada ou Empresa? Se for por hora, melhor empresa.

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Se for por hora, melhor empresa. Mais seguro, mais fácil, menos pessoal. Se o cliente tiver filhos pequenos ou precisar de cozinhar recomenda-se empregada.

Eu Mario, autor deste artigo, tenho 15 anos de experiência na indústria da limpeza em Portugal. Primeiro como advogado e consultor de Franchising. Em 2010 assumi a gerência da Weclean Limpezas Dométicas e envolvi-me mais com a operação do negócio e dos seus desafios. No momento temos 15 equipas a trabalhar em Full-time com uma base de 250 clientes fixos.


Regularmente temos clientes novos que perderam a empregada e que questionam usar empresas como a Weclean Limpezas Dométicas. Após muitas conversas, diálogos e feedbacks de potenciais clientes, novos e antigos clientes, foi possível definir as prioridades e preocupações dos clientes e comparar os dois modelos de limpeza: Empresas X Empregadas.


As empresas em Portugal seguem o modelo criado e desenvolvido pela HouseMaid no Canada. Na Weclean Limpezas Dométicas, nosso sistema compreende em equipas fixas de 2 pessoas, munidas com produtos e equipamentos, preço por hora, horário fixo. A única forma de manter uma equipa fixa será manter um horário fixo, dia e hora, que por força do calendário será quinzenal (semana sim semana não) ou semanal. As empregadas podem ser contratadas a tempo inteiro, tempo parcial ou por horas como as empresas. Quando o cliente tem volume de trabalho suficiente e/ou precisa de ajuda com cuidados de crianças ou cozinhar, recomendamos contratar uma empregada em regime part ou full-time.


Quando o cliente pretende contratar por hora, a empresa tem vantagens. Vejamos:


1) Sobre rotatividade de funcionária. Se o cliente tiver trabalho suficiente para contratar uma empregada a tempo inteiro ou parcial esta será a melhor opção para evitar rotatividade. A tempo inteiro há pouco risco de a empregada sair, exceto quando encontram outro trabalho melhor. A verdade é que muita mão de obra na limpeza faz limpezas por falta de opção e está sempre a procura de algo melhor. Há tempo parcial, part-time, o risco é similar, mas mais alto pois o cliente pode perder a empregada mais facilmente. Contudo, se o cliente contratar empregadas por hora o risco de rotatividade é muito superior ao das empresas.


2) Segurança. O elemento mais importante. Pois clientes recebem as equipas nas suas casas e lares. Neste aspecto, contratar empresa é mais seguro. O processo de seleção e contratação da empresa é mais profissional. Muitas empregadas são contratadas através de referência de algum vizinho ou amigo, mas não há uma investigação do histórico profissional da empregada. Na Weclean Limpezas Dométicas temos contratos assinado, cópias de documentos, e antecedentes criminais de todas as funcionárias. Bem como, na Weclean o trabalho é feito em equipas de duas empregadas para garantir melhor segurança. Sendo duas pessoas é muito mais difícil roubar a casa, pois requer coordenação das duas integrantes entre outras questões operacionais. Melhora a qualidade, pois a limpeza mal feita será prejudicial para a equipa. Ninguém quer causar problemas com a colega de trabalho.


3) Ao contratar uma empresa, a relação com as empregadas é menos pessoal, os clientes podem chamar a intenção com mais vigor e com a flexibilidade de poder mudar de equipa. Muitos dos nossos clientes atestaram que mantém uma relação mais pessoal quando se trata de empregada, pois foi contratada e será paga pelo cliente. Isso torna mais difícil chamar a atenção e ser ressarcido quando há danos causados por mal uso ou falta de cuidado. Por experiência própria chamar a atenção da empregada repetidamente ou cobrar por algo partido na casa cria mal ambiente que prejudica a qualidade do serviço. Com a empresa isso não ocorre. As equipas sabem que em caso de partir algo a empresa responsabiliza-se, e se for caso de mal uso ou falta de cuidado, este assunto será lidada com a empresa e não com o cliente. Se o cliente reclamar e ficar mal ambiente pode trocar de equipa.


4) Qualidade e preço também são elementos importantes. O preço por hora das empresas e empregadas são bem similares. Talvez, a Weclean Limpezas Dométicas seja mais barata a considerar que cobramos 9 euros/hora, mas levamos produtos e equipamentos.


A empregada por hora sozinha não tem competência para gerir uma agenda, lidar com clientes, cancelamentos, transporte, etc. Neste sentido, a empresa possui melhor estrutura e melhor apoio para lidar com obstáculos logísticos, gestão da agenda e gestão de pagamentos. Em casos de férias e cancelamentos de limpeza, as empregadas podem ver seu orçamento gravemente afetado e causar um mal ambiente. Já a empresa tem potencial em ocupar o horário com outros clientes e manter a agenda estável.


Apoio na qualidade. Bem como, a Weclean Limpezas Dométicas possui uma gerente com muita experiência que pode ser chamada para treinamento continuado na limpeza e na engomadoria.


De forma resumida, se for contratar poucas horas por semana ou por quinzena, há mais vantagens em contratar uma empresa, como a Weclean Limpezas Dométicas.


85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page